Comunicado da ABRALUZ

Desde quando o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil foi oficialmente instituído, temos procurado transformá-lo cada dia mais em um caminho bem sinalizado, sem descaracterizá-lo como CAMINHO DE PEREGRINAÇÃO e sem interferir na cultura e nos costumes locais.

A ABRALUZ, por questão de segurança, desaconselha percorrer o Caminho da Luz sozinho(a), tendo em vista que há trechos do Caminho que são muito a ermo, onde pode-se caminhar 06 a 10 quilômetros sem encontrar nenhuma pessoa ou casa. No entanto, entende que, a decisão de percorrer o caminho solitário é do próprio peregrino, cabendo a esse com a total responsabilidade pela decisão tomada.

Durante algum tempo convivemos com o “fantasma” de algumas pousadas e hotéis não quererem garantir as reservas para os Caminhantes da Luz porque alguns pretendentes telefonavam para os hotéis e pousadas (quase a totalidade destes não dispõe de acesso à internet), solicitavam reservas, desistiam de percorrer o Caminho por qualquer motivo e não comunicavam aos proprietários, causando-lhes prejuízos.

Vale lembrar que não dispomos de albergues públicos ou privados da ABRALUZ, que na região existem várias festas populares e tradicionais, está operando algumas grandes construtoras, lotando alguns locais de hospedagem, o que agrava ainda mais a questão.

Diante do quadro exposto (pousadas e hotéis não querendo garantir as reservas, festas tradicionais, empresas operando na região e lotando vários hotéis, a entrada em operação da Rastro de Luz e principalmente a necessidade do caminhante ter assegurado uma vaga para se hospedar), a direção da ABRALUZ credenciou a Rastro de Luz para executar o serviço e esta aberta a credenciar outras operadoras.

Compromissos assumidos pela  Rastro de Luz com a ABRALUZ:

1 – Ter como objetivo o servir e o receber como conseqüência;

2 – Não falhar no repasse de pagamento aos hotéis e pousadas (fato que, se não for observado, descredenciará a operadora imediatamente), o que garante a hospedagem para os caminhantes;

3 – Não onerar os custos para os caminhantes cobrando apenas a comissão de praxe pela prestação de serviços.

4 – Com a parceria com a Rastro de Luz, o caminhante não precisa ficar ligando para, no mínimo, sete lugares, gastando interurbanos sem ter a garantia de ter a vaga (muitos hotéis e pousadas são pequenos e não trabalham com bancos, não tendo como receber o sinal para a garantia da hospedagem);

Face ao trabalho realizado pela Rastro de Luz, a diretoria da ABRALUZ resolveu abrir um espaço para a operadora divulgar suas coletivas e promoções no site.

Qualquer sugestão ou crítica pode ser enviada através de correspondência assinada para ABRALUZ – Caixa Postal 16 – Carangola/MG – Cep:36800-000.

Siga sempre as setas amarelas e as placas indicativas do Caminho!

A ABRALUZ está aberta para credenciar oficialmente outras operadoras desde que atendam as mesmas exigências.

 
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
Galeria de Fotos do Caminho da Luz
Reportagens TV Senado

Outros Caminhos

Caminho da Fé

Caminho do Sol

Passos de Anchieta

Caminho das Missões

Caminho de Santiago

Circuito das Frutas

Rota do Imigrante

Caminho da Paz

Caminho do Encontro

Reportagens EPTV