A região do Caminho da Luz é propícia à pratica de Cicloturismo e Mountain Bike

Se você gosta de pedalar e de aventura e tem um bom preparo físico o Caminho da Luz é o lugar ideal para a prática do Cicloturismo e do Mountain Bike.

A ABRALUZ tem parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil e juntos promovem anualmente o Bilke Luz. É demais!

O Caminho da Luz, o Caminho do Brasil é uma rota de 196 km que tem início na cidade de Tombos (Portal de Minas), onde está situada a quinta maior cachoeira em volume de queda d’água do país, e é concluído no Pico da Bandeira (2892m), o terceiro mais alto do país e o primeiro mais alto acessível.

Fazendas centenárias, cachoeiras, matas, pássaros e plantas diversas fazem do Caminho da Luz um lugar muito especial.

O Caminho é  mágico! Não apenas pelas inúmeras belezas naturais e culturais de que dispõe, mas pela magia do povo da região, que respeita o Caminho e a orgulha-se de fazer parte desta rota de peregrinação do Brasil. O Caminho também é mágico pela força energética que possuem o Santuário da Pedra Santa, a Água Santa, a cordilheira da Montanha Sagrada do Caparaó (onde pajés de todo o País reverenciam o deus Rudá - o deus do amor, protetor da procriação de todos os seres), as águas do Cafarnaum, a Pedra Dourada (onde os antigos dizem habitar a Mãe do Ouro), a Pedra do Lagarto (onde um velho Xamã fazia no século XIX rituais de cura de índios e escravos), a Cachoeira de Tombos, as Serras de Caiana e dos Cristais e os jardins floridos de Espera Feliz, com sua fonte a esperar o caminhante para dar-lhe da mesma água que os tropeiros bebiam no século XVIII.

O Caminho também  é mágico pela preservação de suas fazendas seculares espalhadas ao longo da rota, pelo espírito de fraternidade de seus povoados e municípios e pela certeza da sólida estrutura que possui a centenária Carangola, com seu comércio diversificado, hospitais e rede bancária.

CSS/Minas Gerais

 

 
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
Galeria de Fotos do Caminho da Luz
Reportagens TV Senado

Outros Caminhos

Caminho da Fé

Caminho do Sol

Passos de Anchieta

Caminho das Missões

Caminho de Santiago

Circuito das Frutas

Rota do Imigrante

Caminho da Paz

Caminho do Encontro

Reportagens EPTV