Perguntas

Siga sempre as setas amarelas e as placas indicativas do Caminho!

1 . Qual a extensão do Caminho da Luz?

R. Aproximadamente 200 km, contando com o retorno do Pico da Bandeira até Alto Caparaó.

 

2. Em quantos dias pode ser percorrido o Caminho?

R. A pé, em 4, 5, 6, 7 e 8 dias e mais um dia para subir o Pico da Bandeira. De bicicleta 2, 3, 4 ou 5 dias e a cavalo, em 4 ou 5 dias em ambos mais um dia para subir o Pico da Bandeira.

 

3. Qual a distância entre um local de pernoite e outro?

Rota dos Índios
R. Tombos-Catuné: 24.700 metros. Catuné-Pedra Dourada: 23.250 m. Pedra Dourada-Faria Lemos: 25.200 m. (Rota dos Tropeiros - R. Tombos-Faria Lemos 18km - 2 dias a menos de caminhada - não passa em Catuné e Pedra Dourada) Faria Lemos-Carangola: 22.850 m. Carangola-Caiana: 25.650 m. Carangola-Espera Feliz: 32.950m. Espera Feliz-Galiléia: 19:950m. Galiléia-Alto Caparaó: 14.030 m. Espera Feliz-Caparaó: 20.120 m. Caparaó-Alto Caparaó: 13.830 m. Alto Caparaó-Pico da Bandeira: 18.100 m.

4. É possível percorrer o Caminho sozinho?
R. Sim, pois o mesmo é todo sinalizado (com placas indicativas e setas amarelas) e os moradores ao longo do Caminho sempre estão prontos para atender o caminhante desde que credenciado.

A ABRALUZ, por questão de segurança, desaconselha percorrer o Caminho da Luz sozinho(a), tendo em vista que há trechos do Caminho que são muito a ermo, onde pode-se caminhar 06 a 10 quilômetros sem encontrar nenhuma pessoa ou casa. No entanto, entende que, a decisão de percorrer o caminho solitário é do próprio peregrino, cabendo a esse com a total responsabilidade pela decisão tomada.

5. Qual o custo diário para alimentação e pernoite?
R. Em média, R$ 70,00 a 90,00 (preço em dezembro/2013).

6. Como obter informações sobre alimentação e pernoite?
R. Entre em contato com o Vitor Hugo -
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. do telefone (32) 3741-2679  (horário comercial).

Ou clique aqui preencha o formulário, faça a consulta e faça a reserva diretamente, aguarde a resposta da central de reservas regional.

7. Existe sinal de celular ao longo do Caminho?

R. O sinal é captado em grande parte do Caminho, principalmente nos altos das montanhas.

Tombos – Claro e Vivo;

Catuné – Vivo;

Pedra Dourada – Claro e Vivo;

Faria Lemos – Claro e Vivo;

Carangola – Claro, Vivo, Oi e Tim;

Caiana – Claro;

Espera Feliz – Claro, Vivo e Tim;

Caparaó – Claro;

Alto Caparaó – Claro;

*Lembrando que durante a caminhada, devido as montanhas de Minas, por diversas vezes o sinal de celular é captado. Mantenha-o sempre com você.

8. Como fazer para ser um Caminhante, Ciclista ou Cavaleiro da Luz?
R. Para tornar-se um caminhante da luz é necessário preencher e assinar uma ficha de inscrição no sesquicentenário Hotel Serpa, na cidade de Tombos, e pagar uma taxa de manutenção do Caminho no valor de R$ 120,00. A taxa de manutenção ajuda a ABRALUZ manter o Caminho sinalizado e em condições de ser utilizado pelos peregrinos a pé, de bike ou a cavalo.  Um guia em papel sobre o Caminho da Luz - o Caminho do Brasil, uma camiseta com as cores do Brasil e a logomarca do Caminho, uma credencial*, que identifica-o como caminhante, ciclista ou cavaleiro da luz (a credencial é o passaporte para passar por propriedades particulares como peregrino do Caminho da Luz) e é carimbada ao longo do percurso para que, após o término da caminhada, ele receba, na Pousada Serra Azul, no Alto Caparaó, o certificado de Caminhante da Luz.
O Caminho pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo.
*(que deverá ser carimbada ao longo do Caminho), para que ao final ele receba o Certificado do Caminho da Luz na Pousada Serra Azul, em Alto Caparaó.

9. Como fazer para retornar do Alto Caparaó para pegar condução em Carangola ou Manhumirim para as principais capitais do país?
R. Caso queira embarcar em Carangola, o caminhante deverá pegar uma condução em Alto Caparaó até o trevo de Alto Jequitibá (15 km), onde pegará o ônibus para Carangola (45 km). Caso deseje embarcar em Manhumirim, existe ônibus direto de Alto Caparaó para tal cidade (23 km).

Veja no link: Pé no Caminho, sub link Como chegar os horários de ônibus e site das empresas!

10. Como contratar carro de apoio para caminhantes e transporte de mochilas?
R. Entre em contato com o Vitor Hugo -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
- do telefone (32) 3741-2679 (horário comercial).

11. Como montar um grupo para percorrer o Caminho da Luz?
R . A ABRALUZ promove apenas uma coletiva de bike - Bike Luz – em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil com cerca de 100 ciclistas, com início na primeira semana de julho e uma
caminhada coletiva oficial, com cerca de 150 caminhantes, com início no terceiro domingo de julho, as outras são organizadas pela Rastro de Luz (veja na agenda) sob a coordenação de Vitor Hugo ou pelos próprios caminhantes e não há necessidade de um número definido.